Buscar
  • Endres & Scherer

Recrutamento & Seleção – Um Processo Estratégico

O processo de Recrutamento & Seleção é um dos mais importantes e estratégicos em uma organização, concordam?

Pensem conosco, as pessoas são as engrenagens da organização, pois são elas as responsáveis pelos resultados da companhia. Consequentemente, para que seja estratégico, o processo de R&S precisa estar alinhado aos objetivos e cultura organizacional. Infelizmente não é o que acontece na maioria das empresas, pois esse processo é visto como algo simples, fácil de realizar e por muitas vezes não está conectado ao planejamento estratégico.


Os impactos do R&S na organização são diversos, entre os principais podemos citar: índice de turnover (saída e entrada de pessoal), tempo e custos de recrutamento e treinamento, impacto no ambiente de trabalho (motivador ou desmotivador), satisfação equipe, imagem da empresa no mercado de trabalho (feedbacks negativos e positivos).


Por todos esses impactos, sempre é importante avaliar qual tipo de recrutamento mais viável, interno ou externo, pois ambos podem gerar vantagens e desvantagens para a empresa. O recrutamento interno ao mesmo tempo que é mais rápido, possui baixo custo, pode gerar motivação e retenção de talentos, também pode reduzir a capacidade de inovação da empresa e gerar desmotivação de funcionários que não forem aprovados. Já o recrutamento externo permite trazer “sangue novo”, experiências e competências novas, porém geralmente é mais demorado, mais caro e pode criar distorções salariais. O melhor método a ser utilizado vai depender do momento, estrutura e cultura da empresa.


Outro ponto bem importante do R&S está ligado aos requisitos das vagas. Você sabia que a cada 5 demissões nas empresas, 3 estão ligadas ao comportamento do colaborador?

Existem algumas etapas a serem realizadas ao requisitar uma vaga: definição das funções e responsabilidades; nível da vaga; alinhamento do perfil (definição das competências, habilidades técnicas e comportamentais desejáveis); definição de salário e pacote de benefícios; definição de como será realizado o processo seletivo – pela empresa ou consultoria especializada.


Dentre essas etapas, salientamos que o ponto mais importante é a definição de competências e comportamentos esperados! Os profissionais dispões de várias técnicas para apoiar na seleção: entrevistas por competências, dinâmicas de grupo, testes de perfil comportamental e psicológicos, prova de conhecimento técnico, conhecimentos gerais, idiomas. Tudo isso está disponível para auxiliar na identificação de conhecimento e comportamento – justamente para que a empresa consiga reduzir os desligamentos por este motivo.


Lembrando que o feedback para os candidatos é tão importante quanto o processo de seleção. Sabemos que existem inúmeros fatores e critérios de avaliação dos candidatos em processos de seleção, mas as maiores queixas dos profissionais é a falta de retorno. Nós entendemos que esta pode parecer uma parte mais ‘chata’ de se fazer, porém muito necessária, tanto para o profissional quanto para a imagem da empresa.


Como dica final recomendamos aos selecionadores empatia na hora da entrevista, pois muitos candidatos se prejudicam e não conseguem vender suas experiências e habilidades devido ao nervosismo. E quanto mais a vontade o profissional se sentir, mais natural será o seu comportamento!


#endresescherer #recolocacao #jobhunter #recolocacaoprofissional #conectandointeligencias #desenvolvimentodecarreira #carreira #planejamentodecarreira #assessoriaemrh #outplacement #replacement #avaliacaodeperfil #profiler #disc #pessoacertanolugarcerto


17 visualizações
  • Instagram - White Circle

desenvolvido por/

projetame, empresa de design