Buscar
  • Endres & Scherer

Tudo o que você precisa saber sobre vídeo entrevista!

Sabemos que as entrevistas por vídeo já faziam parte de muitos processos seletivos, porém neste novo cenário mundial as consultorias e empresas, que continuam recrutando profissionais, estão utilizando o formato de vídeo entrevista com muito mais frequência. São diversos os canais que podem ser utilizados para o momento, como: Skype, WhatsApp, Zoom, Google Hangout, Appear, entre várias outros.

Para algumas pessoas realizar entrevistas por vídeo é algo novo e, por isso, pensamos em como ajudar você a estar mais bem preparado para esse momento tão importante. Além do que já orientamos os profissionais normalmente, fizemos um levantamento com recrutadores de empresas parceiras e montamos uma série de dicas:

1. Atenção a foto de perfil das suas redes, principalmente WhatsApp (já que muitos recrutadores estão utilizando essa ferramenta). 2. Verifique o nível de bateria do seu celular ou computador. 3. Certifique-se de que sua conexão com a internet está boa – se possível utilize uma rede wi-fi. 4. Teste a ferramenta antes, não deixe para verificar no horário da entrevista. 5. Escolha um ambiente onde não tenha interrupções e silencioso (fone de ouvido pode ajudar) – avise que estará em reunião/entrevista e planeje a organização com crianças, animais de estimação. 6. Iluminação do local é um fator importante para que o recrutador consiga te conhecer; 7. Vista-se adequadamente. Não esqueça que a primeira impressão é a que fica! 8. Cuide da postura, assim como se estivesse em uma entrevista presencial. 9. Procure alinhar a câmera do celular/computador aos seus olhos, em um enquadramento parecido com foto 3x4 e olhe sempre em direção a câmera, não para os lados (se possível fixar em algum local). 10. Evite muita movimentação pois pode atrapalhar a imagem do vídeo. 11. Assim como na entrevista presencial, estude sobre a vaga e empresa. 12. A pontualidade também deve ser seguida nesse formato de entrevistas (só confirme se realmente puder conversar no horário agendado). 13. Tenha a mão papel e caneta para anotações. 14. Se não estiver acostumado ou não gostar de vídeo chamadas, treine antes com alguma pessoa próxima – isso pode ajudar a te deixar mais tranquilo e menos ansioso na entrevista. 15. Desligue o celular, se a entrevista não for através dele ou coloque no modo avião (lembrando de reativar o wi-fi) para que ligações não interrompam o vídeo. Lembre-se que a entrevista por vídeo tem o mesmo objetivo da entrevista presencial, o recrutador quer conhecer suas experiências e perfil comportamental. Então, aproveite o momento para apresentar sua trajetória e conquistas profissionais!


#endresescherer #conectandointeligencias #desenvolvimentodecarreira #comunicacao #carreira #planejamentodecarreira #assessoriaemrh #outplacement #replacement #avaliacaodeperfil #profiler #disc


79 visualizações
  • Instagram - White Circle

desenvolvido por/

projetame, empresa de design