Buscar
  • Endres & Scherer

Você já ouviu falar em Outplacement e Replacement?

O que significam essas palavras? Na administração e área de Recursos Humanos é muito comum a utilização de termos em inglês, gerando muitas vezes dificuldade ou confusão para compreensão de alguns processos simples. Para muitas pessoas e empresas, esse formato de trabalho ainda é pouco conhecido, por isso queremos apresentá-los para vocês!


Outplacement e Replacement têm significados diferentes, mas estão relacionados, ambos são serviços de apoio aos profissionais em transição de carreira e são conhecidos como serviço de "Recolocação Profissional". No outplacement, a organização contrata uma empresa especialista na área para criar um projeto e dar suporte ao colaborador que pretende demitir. Já o replacement é um serviço voltado para pessoas que já estão sem um emprego. Por isso, são realizadas consultorias com o objetivo de reinserir esses trabalhadores no mercado de trabalho formal.


Para as empresas que utilizam o serviço de outplacement, algumas vantagens podem ser: minimizar os impactos de uma demissão; humanização do processo de desligamento; preparação do profissional desligado para se inserir novamente no mercado; fortalecimento da imagem da empresa. Também representa uma forma de reconhecimento do trabalho desse ex funcionário.


Apesar de não ser tão comum ainda, algumas empresas estão buscando o serviço de outplacement em seus desligamentos, principalmente para profissionais em cargos de alta gestão, ou com muito tempo de empresa e em situações de Downsizing – traduzido em português para redução de pessoal ou redução de custos. A partir do momento que as organizações identificarem os benefícios do outplacement, a tendência é que o serviço seja incluído na política de benefícios e ofertado com algumas regras.


Os profissionais também podem contratar, diretamente, o serviço de Recolocação Profissional. Dentre as etapas eles recebem auxílio na estruturação do currículo do profissional, orientação para adequação do perfil no LinkedIn, treinamento para entrevistas, mapeamento do perfil profissional, dicas de imagem e maneiras de procurar um novo emprego.


É fundamental partir do princípio que cada indivíduo tem a sua carreira, a sua história, as suas experiências e os seus objetivos de vida... Por isso, uma consultoria de recolocação precisa ser, preferencialmente, individual e oferecer soluções personalizadas.


Apoie essa prática dentro da sua empresa!


#endresescherer #conectandointeligencias #desenvolvimentodecarreira #comunicacao #carreira #planejamentodecarreira #assessoriaemrh #outplacement #replacement #avaliacaodeperfil #profiler #disc


0 visualização
  • Instagram - White Circle

desenvolvido por/

projetame, empresa de design